0
Visualização
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

O princípio de uma necessária transformação

J. Tarcísio Medeiros de Vasconcelos

Citação: Vasconcelos JTM. O princípio de uma necessária transformação. 31(2):37.

A presente edição da RELAMPA inaugura um novo modelo da revista. O leitor perceberá que uma série de mudanças estruturais foram implementadas. É o embrião daquilo que está por vir ao longo dos próximos meses.

A revista a partir de agora será dividida em seis seções, cada uma delas com conteúdo específico. Teremos as seções de "Arritmia Clínica", "Eletrofisiologia", "Estimulação Cardíaca Artificial", "Ponto de Vista", "Atualidades em Ritmo" e "Cartas ao Editor". Cada seção ficará sob a responsabilidade de um editor adjunto. A criação da seção "Arritmia Clínica" é ao meu ver uma grande conquista, voltada para o cardiologista clínico, apaixonado por arritmias cardíacas, que não trabalha com procedimentos invasivos e que não dispõe até agora de um veículo de comunicação científica voltado para assuntos do seu interesse diário. Tanto a seção "Arritmia Clínica", como as seções "Eletrofisiologia" e "Estimulação Cardíaca Artificial", terão a partir de agora inclusos casos rápidos de "Desafio em Estimulação: Qual o Diagnóstico", apresentados e interpretados. A seção "Ponto de Vista" trará a cada edição a visão própria de um especialista convidado, mesclada com o conhecimento formal sobre um tema específico instigante e polêmico. A seção "Atualidades em Ritmo" trará novidades de interesse do ritmólogo publicadas nos principais periódicos internacionais, resumidas e discutidas.

A plataforma de submissão de artigos foi modificada; estamos migrando para a moderna plataforma GN Papers, que além de amigável, traz um novo e agradável layout e uma série de recursos que adequam o periódico a padrões de exigência internacional.

O site da revista está sendo redesenhado.

Também em breve teremos agregada ao quadro editorial uma Secretaria Executiva coordenada por uma profissional especializada em jornalismo científico.

Todo o esforço está sendo despendido no sentido de adequar o periódico a padrões internacionais de exigência editorial ao longo desse ano para que durante o Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas tenhamos relançada uma nova RELAMPA, em comemoração ao seu aniversário de 30 anos de publicação ininterrupta.

Boa leitura!

J. Tarcísio Medeiros de Vasconcelos
Editor-chefe
Gestão 2018-2019

© Todos os Direitos Reservados 2018 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular