0
Visualização
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

A continuidade de um processo

J. Tarcísio Medeiros de Vasconcelos

FIGURAS

Citação: Vasconcelos JTM. A continuidade de um processo. 31(03):85.

A terceira edição da RELAMPA do presente ano é bastante representativa, porque traz uma importante alteração: a mudança de título. A partir desta edição, a RELAMPA passa a se chamar Jornal Brasileiro de Arritmias Cardíacas/Brazilian Journal of Cardiac Arrhythmias. Essa modificação veio ao encontro das pretensões de adequação do periódico àquilo que é necessário para atender às exigências de indexação a mais bases de dados científicos internacionais e também aos anseios dos ritmólogos brasileiros. O novo título foi fruto de um trabalho profissionalmente delineado, envolvendo um estudo de brand management com participação de uma agência de publicidade, cujo conteúdo abrangeu não apenas a mudança de título do periódico, mas a criação de nova identidade visual, nova capa e novo site, a ampliação das metas de conteúdo científico atrativas para uma maior massa de potenciais leitores, etc. Tudo isso aliado às já instituídas mudanças, que incluíram a migração para uma moderna plataforma de submissão, a reestruturação do Conselho Editorial e a modificação da estrutura de conteúdo da revista, criam um ambiente adequado e atrativo para o pesquisador brasileiro, que carece de um periódico moderno para suas publicações, com conteúdo específico voltado para arritmias cardíacas.

Outra novidade é a incorporação, ao Conselho Editorial, de uma Editora executiva especializada em jornalismo científico, peça-chave na profissionalização de gerenciamento da revista, correspondendo a uma importante interface entre o pesquisador e a revista.

A terceira edição também terá um suplemento comemorativo dos 30 anos de publicação ininterrupta da revista. Trata-se de uma reprodução da primeira edição de 1988, com o mesmo conteúdo e, quando possível, com os mesmos autores da edição original. O primeiro editor-chefe da revista, o saudoso cirurgião cardíaco José Carlos Silva de Andrade, será substituído, nesse suplemento, por sua filha, a brilhante também cirurgiã cardíaca Veridiana Silva de Andrade. Teremos um agradável material comemorativo atualizado para leitura.

A equipe editorial da RELAMPA, agora Jornal Brasileiro de Arritmias Cardíacas, continuará a despender um trabalho intensivo, dinâmico e profissional no sentido de tornar esse periódico cada vez mais interessante e moderno.

Boa leitura.

J. Tarcísio Medeiros de Vasconcelos
Editor-chefe
Gestão 2018-2019

© Todos os Direitos Reservados 2018 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular