2
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Um convite do Editor

Um Convite à Reflexão: leia-se Publicação!

Um Convite à Reflexão: leia-se Publicação!

Hélio Lima de BRITO JR




Em 2003, a Reblampa completou 15 anos de publicação ininterrupta de artigos científicos produzidos no nosso meio.

A forma impressa da revista é distribuída para mais de 3.000 médicos entre cardiologistas clínicos e cirurgiões, especialistas em arritmia, marcapasso e eletrofisiologia. A lista de assinantes da Reblampa abrange os sócios do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), do Departamento de arritmia e eletrofisiologia (Daec) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da Sociedade Latino-Americana de Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia (Solaece) e os membros do conselho editorial nos E.U.A. e na Europa.

A Reblampa encontra-se acessível também sob a forma eletrônica no portal conjunto Deca/Daec. O acesso ao portal é realizado através dos seguintes endereços: www.deca.org.br e www.daec-sbc.org.br. A revista está disponível na área "profissional de saúde" sob os títulos "área científica" e "pesquisa".

A Reblampa está indexada no Index Medicus Latino-Americano (LILACS) e o centro indexador na BIREME participa de um projeto para integração futura de todas as bases de dados com o Index Medicus Americano. Quando este projeto estiver concluído, o acesso e a visibilidade da Reblampa para a comunidade científica internacional serão maximizados.

A Reblampa tem publicado artigos científicos originais, relatos de casos, atualizações e revisões da literatura, resumos de trabalhos apresentados no congresso de arritmia e o guia atualizado sobre marcapassos e cardioversores-desfibriladores.

Em recente levantamento, verificou-se que nos últimos dois anos 74% dos artigos publicados na Reblampa originaram-se da área de estimulação cardíaca artificial e os restantes 26% da área de arritmia e eletrofisiologia, sendo 92% dos trabalhos produzidos no Brasil e apenas 8% no restante da América Latina. Embora a Reblampa seja a única revista oficial para publicação de trabalhos científicos de todas as sociedades de arritmia da América Latina, a grande maioria dos trabalhos ainda é originada no Brasil e refere-se à estimulação cardíaca artificial.

Urge, portanto, formular um convite a todos os membros das diversas sociedades de arritmia da América Latina para que façam uma profunda reflexão sobre os dados anteriores colocados, objetivando-se uma participação mais efetiva de todas as áreas nas futuras publicações.

O Editor





Editor da Reblampa

Endereço para correspondência:
Rua Beira Rio, 45, conjunto 73. Vl. Olímpia
São Paulo, SP. CEP 04548-050
Tel: (0xx11) 3842-1352
E-mail: marcapasso@deca.org.br

© Todos os Direitos Reservados 2019 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular