2
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Relampa Comemora 21 Anos e Atinge a Maioridade com Sucesso...

Relampa Comemora 21 Anos e Atinge a Maioridade com Sucesso...

Oswaldo Tadeu Greco

div align="center">



Neste novo ano que se inicia, nossa revista completa 21 anos de existência com conquistas importantes a celebrar, fruto do trabalho incansável dos que nela acreditaram desde o princípio.

Esta edição comemorativa traz na abertura um artigo muito interessante sobre eletrodos e posições adequadas para uma boa estimulação, do grupo do Dr.Celso Salgado de Melo. Em seguida, o Dr. José Carlos Pachón e colaboradores apresentam um importante levantamento, oficializado pelo Ministério da Saúde, com base no RBM do ano de 2006, que revela aspectos muito interessantes da evolução da estimulação cardíaca no Brasil.

Merece destaque o aumento significativo do número de implantes de CDIs a partir de 2002 e a recuperação do número global de implantes em 2006, revertendo a tendência de queda observada em 2004 e 2005. O artigo mostra em detalhes a importância da estimulação cardíaca em nosso país, ainda mais com retomada dos patamares de implantes registrados em 2003.

Graças à compreensão e à colaboração da Sobrac e do Deca, representada pelos Drs. Martino Martinelli Filho e Leandro Ioschpe Zimerman, a Relampa publicará na íntegra, em português e espanhol, as "Diretrizes Brasileiras de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI)". Devido à extensão da matéria e também para que possa ser apreciada em detalhes, servindo de referência para os colegas da América Latina, será dividida em quatro partes, que serão publicadas em seqüência. Esta edição dá início à série e, até o final do ano, a cada número uma parte subsequente chegará ao público. Aproveito para parabenizar o competente conselho de especialistas responsável por esse belo trabalho e para exaltar uma vez mais a excelente qualidade do evento realizado em Porto Alegre no final de 2007.

Para encerrar este editorial, uma notícia há muito esperada e que certamente alegrará a comunidade de estimulistas: a Relampa recebeu recentemente um convite para integrar o projeto LILACS - EXPRESS, cujo propósito é acelerar a indexação de artigos nessa base de dados. O LILACS-EXPRESS é o resultado do trabalho cooperativo que busca aproximar editores científicos, rede SCIELO, bibliotecas da rede LILACS e BIREME, seguindo a tendência do que já acontece no MEDLINE e no PUBMED da National Library of Medicine.

Tal fato irá aumentar a visibilidade e a repercussão da Revista e valorizará os artigos nela publicados, garantindo-lhes projeção nacional e internacional, de grande peso para as nossas sociedades. Desde que assumi a posição de editor, sempre deixei claro em meus editoriais e reuniões de pares que não pouparia esforços para elevar nossa revista a uma posição de destaque. Creio que estamos chegando lá! Neste momento, não posso deixar de agradecer e homenagear meus antecessores que ajudaram a nutrir e apoiar o crescimento desta iniciativa que alcança a maturidade granjeando o respeito da comunidade científica.

Um forte abraço,


Oswaldo Tadeu Greco
Diretor da Relampa

© Todos os Direitos Reservados 2019 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular