3
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

XXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas 30 de novembro a 03 de dezembro de 2005 FORTALEZA - CE

XXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas 30 de novembro a 03 de dezembro de 2005 FORTALEZA - CE

Stela Maria Vitorino Sampaio




É com satisfação que estabelecemos este novo contato para informar sobre o andamento dos trabalhos para a realização do XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARRITMIAS CARDÍACAS.

Aproxima-se a data de nosso Congresso e com ela a expectativa de realizar mais um evento de excelência em arritmia clínica, eletrofisiologia e estimulação cardíaca, à altura do destacado padrão da especialidade no Brasil.

A programação científica do evento priorizará temas de interesse dos cardiologistas clínicos, com especial destaque para fibrilação atrial, síncope, morte súbita cardíaca e dispositivos implantáveis - ressincronizadores e desfibriladores. Haverá conferências nacionais e internacionais, simpósios, controvérsias e sessões interativas de discussão de casos clínicos, uma novidade que nos parece muito aproveitável.

Os tradicionais cursos pré-congresso enfocarão a avaliação não invasiva das arritmias, arritmias clínicas, eletrofisiologia clínica e experimental, estimulação cardíaca artificial e também a revisão e atualização dos problemas enfrentados na clínica diária.

É importante lembrar que a data-limite para envio de temas-livres já consta do site do Congresso, assim como outras informações necessárias para o planejamento antecipado.

A expectativa de que a programação científica agrade a todos se deve à confirmação da participação de convidados internacionais de elevado nível. Contaremos com as presenças dos doutores John Camm, do St. George's Hospital Medical School de Londres, Inglaterra; Hiroshi Nakagawa, da University of Oklahoma Health Sciences Center de Oklahoma, EUA; Douglas L. Packer, da Mayo Fundation de Rochester, EUA; Carlos Morillo, da McMaster University de Ontário, Canadá; Richard Sutton, do Royal Brompton Hospital de Londres, Inglaterra; Anne Gillis, da University of Calgary, Canadá, Bruce Wilkoff, da Cleveland Clinic Foundation de Cleveland, EUA e ainda com a participação do Dr. Helmut Klein, dos University Hospitals de Magdeburg, Alemanha. Completarão o quadro de palestrantes cerca de 60 renomados especialistas brasileiros.

Finalizando, gostaríamos de manifestar a satisfação que teremos em recebê-los no período de 30 de novembro a 03 de dezembro, em Fortaleza, cidade com grande apelo turístico, acostumada a oferecer hospitalidade e conforto a seus visitantes. Em novembro, teremos a força do sol e a brisa do mar, com temperaturas em torno de 27º a 32º. Para quem aprecia o clima serrano, mais ameno, há opções bastante agradáveis.

A programação social está sendo preparada com muito carinho. Informações detalhadas podem ser obtidas no site www.daec-sbc.org.br/congressos2005.

Sejam bem-vindos à terra do sol! Fortaleza os espera de braços abertos! Aguardem outra comunicação muito em breve.


Dra. Stela Maria Vitorino Sampaio
Presidente do XXII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas

© Todos os Direitos Reservados 2018 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular