0
Visualização
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Da Presidência do Deca

Da Presidência do Deca

Luiz Antonio Castilho Teno

Ao findar de mais um ano de atividades desta diretoria à frente do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial - Deca/SBCCV, sentimo-nos felizes e satisfeitos com a realização de um antigo projeto dos que nos antecederam: a distribuição completa em nível nacional do nosso principal veículo de comunicação, a Reblampa. A partir deste número, graças ao esforço realizado por seu editor, o Dr. Hélio Lima de Brito Júnior, com o apoio desta diretoria e o suporte dos patrocinadores, a revista será distribuída a todos os membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia, passando, assim, a atingir um grande número de cardiologistas que anteriormente não eram beneficiados com o seu recebimento.

Outro fato a ser ressaltado é que em 2001, além do "Curso de Atualização em Estimulação Cardíaca Artificial", a realizar-se em Ouro Preto - MG no mês de abril de 2001 durante o Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca, realizaremos também o "Simpósio Nacional de Estimulação Cardíaca" na cidade de São Paulo. Como novidade, este simpósio será mais abrangente na abordagem dos temas estimulação cardíaca artificial e arritmias cardíacas, permitindo uma maior participação e integração entre clínicos e cirurgiões. O evento terá como coordenadores científico e executivo os Drs. José Carlos Pachón Mateos e Roberto Costa, respectivamente, que trabalharão em conjunto com esta diretoria.

Está também prevista a atualização das diretrizes para implante de marcapassos e desfibriladores, tarefa a ser realizada em conjunto pelo Deca e Daec.

Existem ainda várias propostas e objetivos do departamento a serem concretizados, sempre com o firme propósito de difundir e debater os avanços científicos na área de estimulação cardíaca com a comunidade médica brasileira.


Luiz Antonio Castilho Teno
Presidente do Deca

© Todos os Direitos Reservados 2019 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular