7
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Da Presidência do Daec

Da Presidência do Daec

Fernando Cruz

O Departamento de Arrtmias e Eletrofisiologias Clínica (Daec) tem a honra de recebê-los no XIV Congresso Brasileiro de Arritmias. A Comissão Científica não mediu esforços para fazer deste evento o maior de todos os Congressos de nossa especialidade. Este ano, graças a uma feliz coincidência de datas, reunirnos-emos com arritmólogos da América Latina, pela simultaneidade com o Congresso da Solaece. Os métodos não invasivos, importante ferramenta da ritmologia atual, foram contemplados com um simpósio que discutirá aspectos relevantes, incluindo recentes metodologias como a análise da dispersão do intervalo QT.

O Daec continua a crescer. O número de associados passou de 408 para 740 em apenas um ano. O Departamento recebe-os de braços abertos, desejando que esta ampliação proporcione maior renovação e discussão de idéias juntos aos já associados.

Na área internacional, o Daec, juntamente com o Deca, participou no último congresso do NASPE que teve lugar em New Orleans, de uma reunião entre os diversos países da América Latina. O atual vice-presidente daquela instituição, Dr. David Hayes, sugeriu uma maior aproximação do NASPE com os países da América Latina. Nesta reunião decidiu-se também pela soberania dos Departamentos representativos da especialidade em seus países, tendo sido elogiadas pelo Dr. Hayes as sugestões dos representantes brasileiros, apresentadas a seguir: 1. Participação mais ativa dos membros de nosso país no programa científico dos Congressos do NASPE. 2. Discussão de temas de interesse mútuo entre os países. 3. Realização de um simpósio no próximo Congresso do NASPE (1998) com a participação exclusiva da América Latina. 4. Disponibilidade de um profissional que faça a revisão de manuscritos em língua inglesa antes de submetê-los à Comissão Editorial da revista PACE .

Na área de comunicação, nosso diretor ex-oficio Dr. Marcio Fagundes presenteou-nos com uma belíssima home-page na Internet. O Daec tornou-se mais um ícone dentro da comunidade científica global. Pode-se acessar a página para comunicação com os nossos super-especialistas ou para a obtenção de informações em nossa área através do endereço eletrônico http://www.daec.com.br e e-mail:daec@ax.apc.org. O Daec conta também com um espelho (mirror) de sua home-page, localizada na Salud Latina. O objetivo é o sediamento de imagens de vídeo correlatas com os procedimentos eletrofisiológicos. Ele pode ser acessado pelo endereço: http://www.civila.com/archivos/brasil/daec.

Outro importante passo da atual administração será dar continuidade aos projetos da diretoria anterior, sendo prioritário o registro de ablações e de implantes de desfibriladores. Hoje, quando interrogados por Sociedades como a Latino-americana de Cardiologia ou a Americana de Eletrofisiologia a respeito do número de procedimentos realizados em nosso país, não podemos fornecer nenhum tipo de resposta, daí a importância de dispormos de um registro permanentemente atualizado. Esperamos contar com o espírito profissional de todos os serviços que realizam os procedimentos acima citados e que entendam que o acesso à informação é fundamental para o desenvolvimento da especialidade.

Já iniciamos o cadastramento dos Serviços de Holter, ECG de alta resolução e teste de inclinação disponíveis no país. Para a realização e reestruturação dos diversos projetos, o Daec necessitará do apoio de todos os seus membros. Lembramos que o Departamento pertence a todos os associados e que a atual Diretoria tem como meta prosseguir buscando objetivos que atendam os anseios da sua comunidade.


Fernando Cruz Presidente do Daec
Presidente do Daec

© Todos os Direitos Reservados 2019 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular