8
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Atualização em ressincronização cardíaca artificial

Atualização em ressincronização cardíaca artificial

Oswaldo Tadeu Greco


Oswaldo Tadeu Greco
Editor da Relampa


Há inúmeras evidências científicas sobre a utilidade real da terapia de ressincronização cardíaca (TRC) em pacientes com miocardiopatia dilatada, bloqueio de ramo esquerdo e dissincronia ventricular. Entretanto, em que pese toda a literatura já disponível, alguns tópicos que ainda são objeto de discussão, principalmente os que se referem a um pequeno grupo de pacientes nos quais a TRC tem falhado, apesar das expectativas favoráveis.

Por isso, nesta edição comemorativa dos 25 anos da Relampa, optamos por enfocar novamente o tema, convidando para o debate especialistas renomados, como veremos a seguir. Iniciamos pela abordagem da associação entre o eletrocardiograma e a função sistólica, itens significativos discutidos pela Ecocardiografia, que requerem orientação profunda para evitar não respondedores. Encerramos com artigos que auxiliam a definir a conduta clínica, opção fundamental nesse tipo de paciente.

Como poderão observar, a tentativa foi válida, porque as respostas aos problemas mais típicos foram bem desenvolvidas pelos autores, aos quais agradeço desde já pela colaboração preciosa.

Agradeço também a parceria do diretor científico do DECA, Dr. Antônio Vitor Moraes Júnior, que colaborou não só na escolha dos tópicos aqui apresentados, mas também na revisão final para sua imediata publicação.

Acredito que a Relampa possa vir a se tornar um manual de consulta sobre os temas mais importantes da estimulação cardíaca artificial e é essa a ideia tem orientado a publicação dos números mais recentes de nossa Revista.

Boa leitura a todos.

Um forte abraço.

© Todos os Direitos Reservados 2019 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular