11
Visualizações
Acesso aberto Revisado por pares
Editorial

Ressincronizar

Ressincronizar

Adalberto Lorga Filho


Adalberto Lorga Filho
Co-editor da Relampa


Sincronia, sincronismo, sincronização... expressam simultaneidade, ação conjunta, "parceria", que na maioria das vezes resultam em soma, crescimento, otimização. Com o conhecimento da importância do sincronismo cardíaco pudemos evoluir no tratamento de nossos pacientes com insuficiência cardíaca buscando o que chamamos de Ressincronização daqueles ventrículos dessincronizados. Sabemos muito bem hoje que, ventrículos direito e esquerdo trabalhando sem sincronia não é bom! O bom desempenho cardíaco depende de sincronia. Essa sincronia, exemplo de "parceria", ação conjunta desses ventrículos, gera uma melhora significativa de suas funções. Sincronizados trabalham muito melhor que cada um por si!

Aproveito o tema dessa revista (Ressincronização) para refletirmos quanto à importância e os benefícios de também trabalharmos sincronizados. A SOBRAC e o DECA são sociedades independentes e sedimentadas, mas, quanto mais sincronizadas estiverem mais potencializarão suas capacidades de trabalho. Assim como os dois ventrículos, o trabalho sincronizado entre DECA e SOBRAC irá facilitar o trabalho individual de cada uma delas e alcançar benefícios inatingíveis individualmente em prol de seus associados.

Vamos cuidar de nossas Sociedades mantendo e melhorando esse importante sincronismo!

Boa leitura a todos!

© Todos os Direitos Reservados 2019 - Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular