RELAMPA
Indexada no Index Medicus Latino Americano e na
Base de Dados LILACS
SGP
 
   Português Inglês Inglês
Cancelar recebimento











Espaço Publicitário Páginas 36 a 37

Avaliação de desempenho AlCath Flutter Gold - o novo padrão ouro para flutter atrial

Autores: BIOTRONIK

PDF






O flutter atrial foi descrito no início do século como uma arritmia resultante de um circuito macroreentrante localizado no átrio direito, ao redor de obstáculos naturais1,2.

Estudos têm demonstrado que esse circuito reentrante percorre os espaços compreendidos entre o anel tricuspídeo e a veia cava inferior (istmo posterior) e entre o anel tricuspídeo e o óstio do seio coronário (istmo septal)2.

A ablação com radiofrequência é um tratamento efetivo para o controle do flutter atrial3 e o istmo cavo-tricuspídeo (Ist-CT) tem sido o alvo da intervenção pelo fato de ser a área mais estreita do circuito, com limites definidos, o que facilita a realização do procedimento3.

Entretanto, existem consideráveis variações anatômicas do Ist-CT. A presença de recessos, áreas membranosas, variações na arquitetura das fibras subendocárdicas, bem como as variações na profundidade e no seu comprimento, dificulta a ablação, aumentando o tempo de procedimento e a chance de insucesso, pois em alguns casos a obtenção do bloqueio do Ist-CT não é possível, e para obtê-lo, o número de aplicações de RF muitas vezes precisa ser elevado.

Portanto as recorrências e insucessos podem ser explicados pela impossibilidade de se obter lesões transmurais e contínuas para garantir o bloqueio do Ist-CT com cateteres convencionais3.

Assim, para otimizar e facilitar a ablação de Flutter Atrial Típico a BIOTRONIK desenvolveu um novo cateter, AlCath Flutter Gold, no qual seu design e suas características proporcionam uma ablação do Ist-CT mais eficaz.


ALCATH FLUTTER

O cateter de ablação AlCath Flutter ouro foi projetado especificamente para ajudar no tratamento de flutter atrial.

O AlCath Flutter foi desenvolvido com base em uma década de melhorias tecnológicas contínuas, comprovadas em múltiplos estudos.

A BIOTRONIK foi pioneira na ablação com ponta de outro em 2003 e nesta época foi a primeira e única empresa a avançar este tipo de tecnologia de ablação.

A ponta de ouro, por ter condutividade térmica quatro vezes maior que a Pl/Ir4,5,maximiza o efeito cooling natural do sangue para a criação de uma lesão efetiva sem super aquecimento, diminuindo, assim, a formação de trombo e proporcionando lesões mais profundas.

No desenvolvimento do AlCath Flutter Gold, a BIOTRONIK se preocupou principalmente no controle refinado e na estabilidade superior, mantendo as características fundamentais e bem sucedidas das gerações de cateteres anteriores.

Esse novo cateter garante o mais alto nível de controle, a fim de seguir a anatomia sinuosa do istmo, sem saltar ou perder o contato efetivo com o tecido. Usando uma tecnologia inovadora, o AlCath Flutter Gold aplica força de contato de forma mais eficaz do que os produtos atualmente disponíveis.


O QUE OFERECEMOS PARA FACILITAR O PROCEDIMENTO

Transferência de torque 1:1, graças ao controle refinado através do entrelaçamento de densidade superior.




Estabilização lateral da ponta reforçada, proporcionando contato efetivo entre a ponta e o tecido.




Comprimento reduzido (90 cm) em relação aos cateteres convencionais (110 cm), otimizado para o átrio direito, proporcionando melhor controle de precisão.




TESTE DE DESEMPENHO DO CA TETER ALCATHFLUTTER

Testes mostram o excelente desempenho do cateter AlCath Flutter na estabilidade entre ponta e o tecido em diferentes manobras em comparação aos cateteres convencionais.




AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ALCATH FLUTTER GOLD

Para validar a eficácia do cateter AlCath Flutter Gold foram realizadas avaliações de diferentes características do cateter em 10 centros renomados no Brasil, totalizando 34 casos.

resultados de taxa de sucesso da avaliação


A taxa de sucesso geral foi de 100%. Ou seja, em todos os casos houve o bloqueio bidirecional do istmo cavo-tricuspídeo.

Resultado da comparação de performance do AlCath Flutter Gold

É importante ressaltar que 62% dos casos analisados foram realizados por médicos que normalmente utilizam produtos da concorrência, e ainda assim 86% dos eletrofisiologistas avaliaram a performance do AlCath Flutter Gold como sendo melhor ou muito melhor comparado aos produtos comumente usados* e 12% avaliaram a performance do AlCath Flutter Gold como sendo igual aos produtos padrões de escolha*.




REFERÊNCIAS

1. Lewis T, Feil H., Stroud W. Observations upon flutter and fibrillation, II: the nature of auricular flutter. Heart 1920;7:191-245.

2. Rosenblueth A, Garcia-Ramos J. Studies on flutter and fibrillation, II: the influence of artificial obstacles on experimental auricular flutter. Am Heart J 1947;33:677-8

3. Melo S., Scanavacca M.; Darrieux M.; Hachul D.; Sosa E. Ablação do flutter atrial típico: estudo prospectivo e randomizado do cateter irrigado fechado versus cateter com eletrodo distal de 8 mm. Arq. Bras. Cardiol. 2007;88:3

4. A. Ikeda e col. Comparison of Gold and Platinum Electrodes for Saline Irrigated Radiofrequency Ablation. Circulation, 2009;120:S624.

5. L. Lickfette col. Superiority of gold compared to platinum tip irrigated catheter ablation of the pulmonary veins & the cavotricuspid isthmus: ARandomized study comparing tip temperatures and cooling flow requirements. Europace Journal 2011,13 (Supplement 3), Abstract P540.
relampa relampa relampa
Copyright 2017 DECA Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da SBCCV GN1
RELAMPA