RELAMPA
Indexada no Index Medicus Latino Americano e na
Base de Dados LILACS
SGP
 
   Português Inglês Inglês
Cancelar recebimento









Espaço Publicitário Páginas 138 a 139

Série de Eletrodos QuartetT MRI: Quatro Opções de Eletrodos Quadripolares Condicionais para RM

Autores: ST. JUDE MEDICAL IS NOW ABBOTT

PDF



O projeto inovador dos eletrodos quadripolares para ventrículo esquerdo (VE) QuartetTM permite a realização com segurança de exames de ressonância magnética (RM) de 1,5 Tesla em todo o corpo (Fullbody), quando combinados com geradores compatíveis.

Com quatro polos e até 14 configurações de estimulação, os eletrodos quadripolares permitem a estimulação do VE no local desejado sem comprometer a estabilidade do eletrodo, proporcionando ferramentas para gerenciar as complicações mais comuns da terapia de ressincronização cardíaca (TRC) como estimulação de nervo frênico, altos limiares de estimulação e não resposta à TRC.

O QuartetTM possui corpo do eletrodo de 4,7 F e ponta de 4 F. O isolamento externo do eletrodo é feito de OptimTM que consiste de um polímero híbrido especialmente desenvolvido para uso em eletrodos implantáveis e que combina a bioestabilidade, flexibilidade e desempenho da borracha de silicone com a resistência ao desgaste e à abrasão do poliuretano.




OPÇÕES PARA CADA PACIENTE

A série de eletrodos QuartetTM está disponível em quatro modelos com diferentes formatos da ponta distal (Curva S, Curva S pequena e dupla curva) e espaçamento total dos polos (40, 47 e 60 mm).

• 1458Q - Curva S Larga

• 1458QL - Curva S Larga

• 1456Q - Curva S Pequena

• 1457Q - Dupla Curva

1458Q - Curva S larga com espaçamento normal (20-10-17 mm)

O espaçamento dos anéis do 1458Q é de 20, 10 e 17 mm (total de 47 mm) com altura máxima da curvatura S de 16 mm. A curvatura larga é ideal para vasos maiores que acomodam todos os anéis na mesma veia alvo.




1458QL - Curva S larga com espaçamento mais amplo (20-27-13 mm)

O espaçamento dos anéis do 1458QL é de 20, 27 e 13 mm (total de 60 mm) com altura máxima da curvatura S de 16 mm. Um maior espaçamento entre os aneis pode ser útil em corações de vasos maiores onde há necessidade de um assentamento apical mais profundo do eletrodo para maior estabilidade enquanto são preservadas as opções de estimulação basal. Os dois anéis próximos estão posicionados de forma a complementar uma posição de ponta apical.




1456Q - Curva S pequena com espaçamento menor (20-10-10 mm)

O espaçamento dos anéis do 1456Q é de 20, 10 e 10 mm (total de 40 mm) com altura máxima da curvatura S de 8 mm. A curvatura pequena em S e o encurtamento do espaçamento dos anéis permitem acessar vasos menores possibilitando que todos os 4 anéis fiquem localizados na veia alvo. Este modelo não é apropriado para veias de maior calibre.




1457Q - Curva Dupla com espaçamento normal (20-10-17 mm)

O espaçamento dos anéis do 1457Q é de 20, 10 e 17 mm (total de 47 mm), ou seja, o mesmo do 1458Q. Este eletrodo possui duas curvas, a primeira de 95° e a segunda de 110°. Este modelo pode ser útil para veias de tamanho médio.




ESTIMULAÇÃO MULTIPOINTTM

A série de eletrodos QuartetTM da Abbott permite a realização da estimulação MultiPointTM que consiste na entrega de estímulos em três sítios ventriculares (LV1, LV2 e RV) com intervalos programáveis. A estimulação MultiPointTM oferece uma nova opção para pacientes que não respondem a terapia de ressincronização convencional e proporcionar um benefício adicional para os já respondedores. Em um trabalho publicado por Pappone et al, os pacientes de TRC foram randomizados para receber BiV convencional ou estimulação MultiPointTM e foram avaliados por ecocardiograma transtorácico antes do implante, 3 meses pós-implante, e 12 meses pós-implante (n = 44). Após 12 meses, 12/21 (57%) de pacientes no grupo convencional BiV e 16/21 (76%) dos doentes no grupo de MPP foram classificados como respondedores (definida como uma redução de ESV > 15%). A redução de ESV e o aumento de EF relativo à linha de base foram significativamente maiores do que com MPP com TRC convencional (p = 0,01 e p < 0,001, respectivamente). A classe funcional NYHA de redução foi também maior no grupo MPP.
relampa relampa relampa
R E L A M P A
Copyright 2017 DECA Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da SBCCV GN1
RELAMPA